segunda-feira, 30 de junho de 2014

Sinais Icônicos e Sinais Arbitrários - parte 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
CEPAE – Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial
CEPAE/FACED/SECADI/FNDE
Curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Sinais Icônicos e Sinais Arbitrários
Roseni Martins Florisbal - 30/06/2014
            Antes de definir o que são sinais arbitrários e sinais icônicos é necessário verificar o que significam os termos acima citados, conseguindo compreende-los posteriormente, dentro do contexto a ser estudado. De acordo com o Dicionário Aurélio online (http://www.dicionariodoaurelio.com/) o termo arbitrário apresenta mais de um significado, mas o que mais se relaciona com o que pesquisamos é “Diz-se do sinal linguístico (palavra, morfema) que nada contém em si mesmo da ideia que representa, estando esta determinada pelas relações que este sinal mantém com os outros sinais”. Já para o termo icônico, o significado do termo referiu-se a palavra icástico, que de acordo com o dicionário online de português (http://www.dicio.com.br/) significa “que representa com clareza, sem artifícios, objetos ou ideias”. Assim,
Sinal icônico é quando o sinal se refere diretamente ao objeto representado. São sinais que fazem alusão ao significado do objeto referido, tanto ao significado quanto a imagem. Existe um grande percentual dos sinais da Libras que são icônicos, facilitando a comunicação tanto com surdos quanto com ouvintes. Por exemplo:
Escovar os dentes: a mão fechada como se estivesse pegando a escova de dente fazendo movimentos repetidos em frente à boca. O sinal lembra exatamente os movimentos ao escovar os dentes.
Borboleta: as mãos se posicionam como as asas da borboleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“A vida é alegria, mereça-a...

A vida é aventura, arrisque-a...

A vida é uma luta, aceite-a...

A vida é um mistério, descubra-o...

Powered By Blogger