De acordo com o DSM-IV os Transtornos
Invasivos do Desenvolvimento são definidos como sendo um: “prejuízo severo e
invasivo em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social
recíproca, habilidades de comunicação, ou presença de comportamento, interesses
e atividades estereotipados. Os prejuízos qualitativos que definem essas
condições representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento
ou idade mental do indivíduo”.
Fazem
parte desta categoria o Transtorno Autista, a Síndrome de Rett, o Transtorno
Desintegrativo da Infância, Síndrome de Asperger e Transtornos Globais do
desenvolvimento sem outra especificação. Apesar de existirem outras categorias
citadas pelo CID-10, o Ministério da Educação utiliza estas cinco para a
definição do público-alvo atendido nas salas de Recursos Multifuncionais.
O
diagnóstico deve ser feito sempre por um profissional capacitado para isso,
onde sabemos que os indicados são psicólogos, psiquiatras e os neurologistas.
A
criança com TGD apresenta prejuízos severos e invasivos nas habilidades de
interação social recíproca, nas habilidades de comunicação e a presença de
atividades, comportamentos e interesses estereotipados, sendo estas as três características
principais dos transtornos.
Com
base no Manual de diagnóstico e estatística de transtornos mentais (DSM-IV), apresento
no quadro abaixo uma síntese das características principais de cada transtorno:
Autismo
|
Síndrome de Rett
|
Transtorno de Asperger
|
Transtorno desintegrativo da infância
|
Transtorno global do desenvolvimento sem outra
especificação
|
Idade
de manifestação
|
Idade de manifestação
|
Idade de manifestação
|
Idade de manifestação
|
Idade de manifestação
|
Antes dos 3 anos de idade
|
Após os primeiros 6
a 12 meses de vida
|
Entre 3 a 5 anos
|
Após os 2 anos e
antes dos 10 anos de idade
|
----------------------
|
Características
principais
|
Características principais
|
Características principais
|
Características principais
|
Características principais
|
Prejuízo
no desenvolvimento da interação social e da comunicação. Pode haver atraso ou
ausência do desenvolvimento da linguagem assim como uso estereotipado e repetitivo
ou linguagem idiossincrática.
Repertório
restrito de interesses e atividades. Interesse por rotinas e rituais não
funcionais.
|
Desenvolvimento de múltiplos
déficits específicos após um período de desenvolvimento normal.
Desaceleração do
crescimento do perímetro cefálico.
Perda das habilidades
voluntárias das mãos e desenvolvimento de movimentos estereotipados
semelhantes a lavar ou torcer as mãos.
Diminuição no interesse
social.
Prejuízo severo no
desenvolvimento da linguagem.
|
Prejuízo persistente na
interação social.
Padrões restritos e
repetitivos de atividades, interesses e comportamentos.
|
Regressão em múltiplas áreas
do funcionamento após um período de desenvolvimento normal apropriado para a
idade. Perdas significativas das habilidades adquiridas em pelo menos duas
áreas: linguagem expressiva ou receptiva, controle intestinal ou vesical,
jogos ou habilidades motoras, habilidades sociais ou comportamento adaptativo.
Apresentam comportamentos
observados no autismo.
|
Prejuízo severo no
desenvolvimento da interação social recíproca ou de habilidades de
comunicação verbal ou comportamentos, interesses e atividades estereotipadas.
|
A criança com transtorno
global do desenvolvimento quando ingressa na escola regular causa um certo
impacto nos professores por sentirem-se despreparados, impotentes e angustiados
para trabalhar com ele. Como é uma situação nova para ambos, aluno e professor,
é necessário preparar o ambiente para esta acolhida, para o desenvolvimento de
um vinculo entre o professor, o aluno e seus pares, sendo este o primeiro
objetivo a ser trabalhado no processo de escolarização: o conhecimento social,
não deixando de lado as questões pedagógicas que também devem ser trabalhadas
com as adequações que se fizerem necessário.
Referencias
FILHO, José Ferreira Belisário &
CUNHA, Patrícia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: transtornos
globais do desenvolvimento. Brasília:
Ministério da Educação. Fortaleza: UFC, 2010.
SILVA, Lázara Cristina da (et.al)
(orgs.). Curso Básico: educação especial e atendimento educacional
especializado. Uberlandia: EDUFU, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário