quarta-feira, 20 de novembro de 2013

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

Texto escrito em 20/11/13 por Roseni Martins Florisbal para o Curso de Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado EEAEE _UFU

              De acordo com o DSM-IV os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento são definidos como sendo um: “prejuízo severo e invasivo em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação, ou presença de comportamento, interesses e atividades estereotipados. Os prejuízos qualitativos que definem essas condições representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo”.
            Fazem parte desta categoria o Transtorno Autista, a Síndrome de Rett, o Transtorno Desintegrativo da Infância, Síndrome de Asperger e Transtornos Globais do desenvolvimento sem outra especificação. Apesar de existirem outras categorias citadas pelo CID-10, o Ministério da Educação utiliza estas cinco para a definição do público-alvo atendido nas salas de Recursos Multifuncionais.
            O diagnóstico deve ser feito sempre por um profissional capacitado para isso, onde sabemos que os indicados são psicólogos, psiquiatras e os neurologistas.
            A criança com TGD apresenta prejuízos severos e invasivos nas habilidades de interação social recíproca, nas habilidades de comunicação e a presença de atividades, comportamentos e interesses estereotipados, sendo estas as três características principais dos transtornos.
            Com base no Manual de diagnóstico e estatística de transtornos mentais (DSM-IV), apresento no quadro abaixo uma síntese das características principais de cada transtorno:
                                                                                                                                     
Autismo
Síndrome de Rett
Transtorno de Asperger
Transtorno desintegrativo da infância
Transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação
Idade de manifestação
Idade de manifestação
Idade de manifestação
Idade de manifestação
Idade de manifestação
Antes dos 3 anos de idade
Após os primeiros 6 a 12 meses de vida
Entre 3 a 5 anos
Após os 2 anos e antes dos 10 anos de idade
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Características principais
Características principais
Características principais
Características principais
Características principais
Prejuízo no desenvolvimento da interação social e da comunicação. Pode haver atraso ou ausência do desenvolvimento da linguagem assim como uso estereotipado e repetitivo ou linguagem idiossincrática.
Repertório restrito de interesses e atividades. Interesse por rotinas e rituais não funcionais.
Desenvolvimento de múltiplos déficits específicos após um período de desenvolvimento normal.
Desaceleração do crescimento do perímetro cefálico.
Perda das habilidades voluntárias das mãos e desenvolvimento de movimentos estereotipados semelhantes a lavar ou torcer as mãos.
Diminuição no interesse social.
Prejuízo severo no desenvolvimento da linguagem.
Prejuízo persistente na interação social.
Padrões restritos e repetitivos de atividades, interesses e comportamentos.
Regressão em múltiplas áreas do funcionamento após um período de desenvolvimento normal apropriado para a idade. Perdas significativas das habilidades adquiridas em pelo menos duas áreas: linguagem expressiva ou receptiva, controle intestinal ou vesical, jogos ou habilidades motoras, habilidades sociais ou comportamento adaptativo.
Apresentam comportamentos observados no autismo.
Prejuízo severo no desenvolvimento da interação social recíproca ou de habilidades de comunicação verbal ou comportamentos, interesses e atividades estereotipadas.
            A criança com transtorno global do desenvolvimento quando ingressa na escola regular causa um certo impacto nos professores por sentirem-se despreparados, impotentes e angustiados para trabalhar com ele. Como é uma situação nova para ambos, aluno e professor, é necessário preparar o ambiente para esta acolhida, para o desenvolvimento de um vinculo entre o professor, o aluno e seus pares, sendo este o primeiro objetivo a ser trabalhado no processo de escolarização: o conhecimento social, não deixando de lado as questões pedagógicas que também devem ser trabalhadas com as adequações que se fizerem necessário.
Referencias
FILHO, José Ferreira Belisário & CUNHA, Patrícia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: transtornos globais do desenvolvimento.  Brasília: Ministério da Educação. Fortaleza: UFC, 2010.

SILVA, Lázara Cristina da (et.al) (orgs.). Curso Básico: educação especial e atendimento educacional especializado. Uberlandia: EDUFU, 2012.

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