sábado, 28 de setembro de 2013
Inclusão e Integração
Para responder a este fórum, houve a necessidade de buscar alguns conceitos na literatura atual sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Dentre estes conceitos estudados destaco os seguintes:
Para Mittler, 2003 “A integração envolve preparar os alunos para serem colocados nas escolas regulares, o que implica um conceito de ‘prontidão’ para transferir o aluno da escola especial para a escola regular (Blamires, 1999). O aluno deve adaptar-se a escola, e não há necessariamente uma perspectiva de que a escola mudará para acomodar uma diversidade cada vez maior de alunos. A integração significa tornar as escolas regulares em escolas especiais através da transposição das melhores práticas, dos melhores professores e dos melhores equipamentos das escolas especiais para o sistema regular de ensino, mesmo quando eles parecem não ser necessários”(IN: Machado, 2009, p. 34)
Hoje, no trabalho que acompanho, vejo muitas características desta integração, quando nos discursos dos professores ouvimos que os alunos devem se igualar aos demais, tem que acompanhar a mesma aula tradicional planejada para todos, receber o mesmo instrumento de avaliação e, mesmo não acompanhando, não conseguindo, para não dar trabalho ao professor, recebem uma nota suficiente para a aprovação, pois “não vai conseguir aprender mesmo”, ao mesmo tempo que reclamam da falta de recurso (questiono qual?), falta de apoio, falta de formação e, principalmente jogam a responsabilidade para outras pessoas (o professor dos anos anteriores, o professor especialista, os gestores da escola, etc.).
Já quando se fala em inclusão, existe uma grande diferença, pois toda a escola se prepara para receber qualquer aluno. É importante diferenciar estes conceitos no contexto atual da educação, pois assim conseguimos definir o que é uma escola inclusiva ou não. Como já disse anteriormente, a maioria das escolas hoje integra, mas não inclui. Gosto muito desta afirmação de Mantoan quando se refere à inclusão:
"A inclusão implica uma mudança de paradigma educacional, que gera uma reorganização das práticas escolares: planejamentos, formação de turmas, currículo, avaliação, gestão do processo educativo" (Mantoan, 2009, p. 37).
Assim precisamos trabalhar na conscientização de todos da importância da inclusão e não integração. Mobilizar a escola para realizar uma inclusão efetiva com a promoção de uma aprendizagem significativa e de qualidade para todos os seus alunos.
Referências
MACHADO, Rosângela. Educação Especial na Escola Inclusiva: Políticas, Paradigmas e Práticas. São Paulo: Cortez, 2009.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org.). O Desafio das Diferenças nas Escolas. Petrópolis RJ: Vozes, 2009.
Texto escrito por Roseni Martins Florisbal em 04 de agosto de 2013 para o Curso Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos CEPAE/UFU
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Borboletas
“A vida é alegria, mereça-a...
A vida é aventura, arrisque-a...
A vida é uma luta, aceite-a...
A vida é um mistério, descubra-o...
Nenhum comentário:
Postar um comentário