Analisar a interação que você, professor, estabelece com seus alunos, possibilita refletir sobre formas mais eficientes de fazê-la, de modo a tornar a convivência mais rica e saudável para ambas as partes.
1. Conversar com a turma é importante. Seu interesse pelos alunos ajuda a conhecê-los em outros contextos.
2. É importante que mantenha uma coerência na forma de comportar-se diante deles, de forma que suas relações sejam baseadas em regras pré-estabelecidas dando segurança e previsibilidade nas interações que mantém.
3. Valorize os alunos quando fazem coisas boas para você ou para os outros, ou ainda quando tem desempenhos escolares diferenciados. Se queremos aumentar a frequência de bons comportamentos devemos reforçá-los.
4. O professor como figura de autoridade analisa e estabelece em conjunto com os alunos as regras e as consequências para seu cumprimento (ou não) adequadas para as diferentes situações de interações entre eles.
5. É importante que o professor esteja atento e disposto a experimentar outras estratégias didáticas para garantir a apropriação do conteúdo, se possível, por todos os alunos.
6. Ao assumir uma turma no inicio do ano e para planejar efetivamente para ela o professor deve conhecer seus alunos.
Referências
RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim & CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Elaboração de Relatório Descritivo. Práticas Educacionais Inclusivas na Área de Deficiência Intelectual. UNESP Bauru, 2013
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